terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O RITUAL MAÇÔNICO

Palavra de origem latina, significando "RITUS" um uso ou costume aprovado. É uma cerimônia ou conjunto de cerimônias que na Maçonaria significa o método de conferir a Luz Maçônica por uma coleção e distribuição de graus. É, em outras palavras, o método e a ordem observadas no governo de um Rito Maçônico.

A legislação das Potências Simbólicas Maçônicas (Grandes Orientes e Grandes Lojas) permitem, geralmente, às suas Lojas, adotar o sistema de trabalho de qualquer Rito que lhes convenha, à condição de ser ele um Rito reconhecido e contanto que, qualquer que seja o número de seus graus, não possa aspirar à supremacia sobre outro. A Maçonaria é composta de vários Ritos reconhecidos e de outros que não o são. Este conjunto de fórmulas e normas próprias de cada Rito está prescrito por um RITUAL e é nele que vão se encontrar e mesclar as duas linhas básicas da cultura maçônica:

O Simbolismo e a Liturgia: - é através dele que se dinamizam e se amalgam os preceitos fundamentais de que a cultura maçônica é totalmente simbólica e que o seu desdobramento se dá sobre uma linha formal, cerimoniosa e disciplinada.

Paralelamente à linha rígida e formal (litúrgica e simbólica) há aberturas para livre exercício da personalidade do Maçom, com todas as garantias; são os momentos não escritos onde se franqueia a expressão e a opinião. Pode-se dizer que este terceiro instituto da dinâmica ritualística se completa a tríade maçônica:
  • SIMBOLISMO
  • LITURGIA
  • PERSONALIDADE
São vários os ritos maçônicos adotados e praticados no Brasil. Os principais são apresentados, a seguir (clique nos links abaixo):

Rito Adohiramita
Rito Brasileiro
Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA)
Rito Moderno
(Francês)
Rito Schroeder  
Rito de York
(Emulação)


Fonte: http://www.comunidademaconica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário