segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL - COMAB

Confederação Maçônica do Brasil
(Fundada em 04/08/1973)
Sede em Brasília - D. F.
CRS-508 - Bloco B - Entrada 61- Sala 106.
Brasília D. F. - Cep: 70351-525.

HISTÓRIA

Em março de 1973, realizaram-se eleições para os cargos de Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil. Proclamada a eleição dos candidatos oficiais, inconformados com a decisão, dez Grandes Orientes Estaduais, federados ao Grande Oriente do Brasil, desligaram-se deste proclamando-se Obediências autônomas e independentes, expondo as razões por que o faziam.

Em 4 de agosto de 1973, fundou-se, em Belo Horizonte (MG), o Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, congregando, então, as dez Obediências dissidentes, tendo por objetivo propugnar pela unificação da Maçonaria brasileira e estudar e divulgar normas que providenciassem a defesa e o progresso da Maçonaria. Foram fundadores do Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira os Grandes Orientes de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro, então dissidentes do Grande Oriente do Brasil.

Hoje, são dezoito os Grandes Orientes Estaduais que integram a Confederação Maçônica do Brasil — COMAB, sucessora do Colégio de Grão-Mestes da Maçonaria Brasileira, desde 6 de abril de 1991.

A COMAB, reúne-se ordinariamente no mês de fevereiro de cada ano, obrigatoriamente em sua sede, localizada em Brasília, para tratar de assuntos de ordem interna, e de Eleição para a sua Administração; que se renova a cada ano, extraordinariamente tantas vezes quantas forem necessárias, assim como no mês de junho, para a posse da sua nova Administração, recaindo no Oriente em que se situa a sede do Grande Oriente, cujo Grão-Mestre, foi eleito para ser o Presidente.

Em fevereiro de 2000, realizou-se a 58ª Reunião Ordinária, na qual foi eleita a Administração para o exercício 2000/01, cuja presidência coube ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul, cuja posse já está marcada nas solenidades a realizar-se nos dias 07 a 10 de junho deste ano de 2000.

Fonte: http://www.brasilmacom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário