segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

APRENDIZES, MESTRES OU COMPANHEIROS DE CAMINHADA


Na teoria assim como na vida, temos três categorias de profissionais:
  • Os Aprendizes;
  • Os Mestres;
  • Os Companheiros;
Os Aprendizes são aqueles no início da profissão, pessoas que estão na busca incessante do conhecimento, do lapidar seu eu interior, desbastando as arestas, querendo subir na escada profissional.

Os Mestres são aqueles que já se consideram prontos, são normalmente sócios, diretores ou líderes. Querem maior estabilidade e planejamento de carreira.

Já os Companheiros são aqueles no meio do caminho, pessoas que buscam um aprendizado junto com sucesso e ainda acreditam nos sonhos do Aprendiz e já começam a ver o mundo com olhos de Mestres.

Na caminhada da vida cruzamos com as pessoas nestes estágios e verificamos características inerentes a cada um:
Aprendizes: São ansiosos, querem aprender, são fugazes, não profundos e muitas vezes acham que já sabem o suficiente.

Mestres: Geralmente acham que já sabem o suficiente, não tem paciência para nada e querem ordenar mais do que racionalizar e planejar.

Companheiros: Estes são aqueles que tem o sonho, planejam, começaram a colher os frutos do trabalho e buscam agora o sucesso. Gostam do planejamento, mas nem sempre o fazem. Estudam, mas querem algo mais prático.
São normalmente mais diretos.

E com tudo isto, qual a reflexão a se fazer em cada tipo?

Simples:

- Nunca percam o sonho de Aprendiz, aproveitem a maturidade de Mestres para construir castelos sólidos e verdadeiros e sejam como a alavanca quando forem Companheiros: Um trampolim para uma carreira de sucesso através do planejamento, gestão e sapiência!

autor Ir.'. Gustavo Rocha
A.'.R.'.E.'.L.'.S.'. Caldas Júnior - GORGS
REAA - Oriente de Porto Alegre/RS

Fonte: http://www.comunidademaconica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário