domingo, 2 de janeiro de 2011

DA PEDIATRIA AO GOVERNO DO RN

A mossoroense Rosalba Ciarlini chega ao Executivo do Rio Grande do Norte depois de ter confirmado nas urnas o favoritismo apontado nas pesquisas eleitorais. Eleita no primeiro turno com 813.813 votos, Rosalba é a segunda mulher a administrar o Estado. A primeira foi Wilma Maria de Faria, gestora por sete anos.

Depois de prefeita da cidade de Mossoró por três mandatos, senadora da República, eleita em 2006, a hoje governadora interrompeu a carreira no Senado exatamente na metade do mandato para assumir o Governo potiguar.

Foto: aldair dantas

Na trajetória política, Rosalba vem de uma família com grande atuação partidária. Casada com o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, a mossoroense deixou a atividade de médica pediatra para enveredar pelos cargos eletivos. Aliás, é o marido o principal estrategista político da governadora eleita Rosalba Ciarlini. Ele faz as vezes de mentor e marqueteiros dos projetos políticos da esposa.

No seu palanque, o principal aliado é o senador José Agripino Maia, presidente estadual do DEM, partido ao qual a governadora é filiada. Além dele, nos últimos quatro anos Rosalba Ciarlini vem contando também com o aliado o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

PROJETO

O projeto de governar o Rio Grande do Norte não começou no ano da eleição. Logo após ganhar o pleito de 2006 para o ex-senador Fernando Bezerra que tentava a reeleição, em uma vitória que contrariou a própria tendência apontada pelos institutos de pesquisa, Rosalba Ciarlini já deu mostras de que pretendia disputar o Executivo. Longe dos políticos federais que se distanciam das bases com a atuação em Brasília, a então senadora recém-eleita começou a percorrer todos os municípios do Estado. Era a tentativa de romper as barreiras de Mossoró, cidade onde até então atuava.

Mesmo morando em Brasília, todas as semanas Rosalba Ciarlini aportava no Rio Grande do Norte e visitava várias cidades. Nos primeiros três anos de atividade como parlamentar federal dizia que as visitas era para manter o contato estreito com a população. Mas estava claro, desde o início, o propósito da parlamentar do DEM.

A candidatura de Rosalba Ciarlini ao Governo começou a ganhar adeptos, mas apenas em 2010 ela foi lançada oficialmente. No palanque do pleito, ela contou com os aliados os senadores Garibaldi Filho e José Agripino Maia, e ainda conquistou o apoio do deputado estadual Robinson Faria, que viria a ser candidato a vice-governador  na chapa dela.

Além deles, a então candidata Rosalba Ciarlini conquistou o apoio oficial no seu palanque do PSDB, presidido pelo deputado federal Rogério Marinho. Informalmente, contou também com o apoio do PV, presidido pela  prefeita de Natal Micarla de Sousa.

Trajetória de Rosalba Ciarlini

Rosalba Escóssia Ciarlini Rosado nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte, em 26 de outubro de 1952. Filha de Clóvis Monteiro Ciarlini e Maria da Conceição da Escóssia Ciarlini (Conchecita), é casada com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado e mãe de Carla, Marlos, Lorena e Carlos Eduardo (Cadu). É avó de Carlos Augusto, Sofia, Charlotte e  Phillipe.

Os estudos da chefe do Executivo estadual foram iniciados no Colégio Dom Bosco, em Mossoró, onde ela cursou parte do ensino fundamental. Aos 12 anos de idade fez o exame de admissão e foi concluir o ensino fundamental em Fortaleza.

Naquela época, o Brasil vivia um dos momentos mais delicados da sua história: a revolução de 1964. Ainda na capital cearense, Rosalba Ciarlini estudou nos Colégios das Dorotéias e Batista.

Ela começou o curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba, onde foi aprovada no vestibular de 1971. No terceiro ano de faculdade se transferiu para   a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi por essa mesma instituição que ela fez  especialização em Pediatria.

Como médica, antes de enveredar pela política, atuou em diversos cargos administrativos e representativos de classe. Foi diretora da Comunidade de Saúde de Mossoró, diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, em 1987, e fundadora da Unimed/ Mossoró.

Como presidente da Unimed do Brasil, cargo que exerceu de 1980 a 1985, tornou-se a primeira mulher a assumir esse cargo.

QUEM É A NOVA GOVERNADORA DO RN

Rosalba Escóssia Ciarlini Rosado

Nasceu em Mossoró no dia 26 de outubro de 1952.

Casada com Carlos Augusto Rosado.

Filhos: Carla, Marlos, Lorena e Carlos Eduardo ( Cadu).

Netos: Carlos Augusto, Sofia, Charlotte e  Phillipe.

Formada em Medicina com especialização em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mandato de senadora é interrompido

A hoje governadora Rosalba Ciarlini permaneceu nos últimos quatro anos como senadora da República. No Congresso Nacional, sua principal atuação foi como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Sob seu comando, a Comissão aprovou quase 200 matérias de interesse do cidadão brasileiro.

A hoje governadora, como senadora foi relatora de projetos com o da transposição do rio São Francisco. Rosalba Ciarlini também relatou os projetos que regulamentou as profissões de mototaxista e motoboy e o piso salarial dos agentes comunitários de saúde.

A então parlamentar potiguar foi autora das Propostas de Emenda à Constituição (PECs)  que aumenta a licença-maternidade para seis meses e da convocação imediata dos aprovados em concurso público e do projeto que cria a primeira Zona de Processamento e Exportação do Semi-árido, a ZPE do Sertão, autorizada pelo presidente da República. Das onze comissões técnicas do Senado, Rosalba foi  membro de oito, entre elas, a Comissão de Educação; Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo; Relações Exteriores, Comissão de Assuntos Econômicos e Infraestrutura.

A prefeita

Antes do Senado, a atuação política da governadora eleita foi na Prefeitura de Mossoró, que ela administrou por três mandatos. Iniciou a carreira política em 1988, vencendo com 37.307, votos.

Em seu governo, a cidade teve conceito de 27ª melhor cidade do Brasil para se morar e fazer carreira, além de ter a 13ª melhor rede de saúde pública do país. Em 12 anos de mandato, deixou a Prefeitura com 96% de aprovação.

Via: Tribuna do NorteFonte: Blog do Godeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário