quarta-feira, 30 de março de 2011

6º BPM ENVIA PROJETO À CÂMARA LEGISLATIVA ESTADUAL VISANDO IMPLANTAÇÃO DE COLÉGIO DA PM EM CAICÓ


Foi enviado na manhã de ontem, terça-feira (29), ao Deputado Estadual Vivaldo Costa o projeto de implantação de um COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE – Polo Caicó.

O projeto idealizado pelo corpo de oficiais do 6° BPM visa o aprimoramento no conhecimento intelectual das nossas crianças e jovens e até mesmo dos adultos, pois juntamente com a expansão das fronteiras da economia e do padrão de qualidade de vida se reduzem os números de adolescentes fora das escolas gerando conflitos e violência nas ruas e dentro de casa.

A missão dos colégios militares é ministrar o ensino básico nos níveis Fundamental e Médio. Os pais que optam pelo Colégio Militar para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o colégio e deseja que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do militar no ambiente hierarquizado e disciplinado, visando aprimorar o modelo educacional e acompanhar mais de perto jovens e adolescentes do nosso Estado. 
 
A proposta dos oficiais é de implantar uma escola no modelo militar, de forma experimental, no município de Caicó/RN e em seguida nas cidades Pólos do interior do Estado, com o ensino privilegiando a metodologia embasada na disciplina, conhecimentos científicos e cooperação mútua e apreendizagem.
 
A idéia é instalar a unidade de ensino onde hoje funciona a Escola Estadual Joaquim Apolinar, ministrando ensinos Fundamental e Médio, com professores qualificados, pertencentes à rede estadual de ensino, os quais seriam submetidos a um processo de seleção para compor o quadro docente, tendo em sua direção, um oficial da Policia Militar do Estado do RN, com capacitação, qualificação e experiência em ensino. 
 
Na composição do corpo discente, seria realizado um processo seletivo para o ingresso dos alunos no colégio militar, voltado para a formação e exercício da cidadania. A Policia Militar acredita que além da formação intelectual, é necessário, nos dias de hoje, que os alunos recebam orientações sobre direitos e deveres dos cidadãos, sobretudo, como tornar a sociedade mais harmônica e justa. Este modelo de escola tem sido reconhecido pelo MEC em todo Brasil pela qualidade do ensino aplicado nas unidades, bem como, pelo efetivo trabalho de socialização e desenvolvimento da cidadania.

A unidade escola terá uma legislação própria como Regimento Interno do colégio militar, Regulamento Disciplinar, Regulamento de Continências e Regulamento de Uniformes, com isso, os alunos receberão um conjunto de novas informações que pretendem inserir a militarização na escola, que nada mais é, que estabelecer procedimentos que favoreçam a disciplina, respeito à hierarquia, respeito aos símbolos nacionais e desenvolvimento de atividades cívicas e sociais, com isso, em dias intercalados, os alunos cantarão os Hinos Nacional, Hino da Bandeira e Hino do Estado do Rio Grande do Norte, além de realizarem estudos e homenagens aos heróis da nossa história.

PROPOSTA DE HORÁRIO DAS AULAS

1º Turno: Disciplinas Curriculares;
Intervalo para almoço e descanso.

2º Turno: Assistência de programas como PROERD;
Aulas de reforço com alunos da UFRN através de convênio;
Aulas de artes marciais e práticas desportivas;
Aulas de arte, música, dança e teatro;
Aulas temáticas;
 
Assistência odontológica e de profissionais da área de enfermagem, servindo como estágio para os alunos de UERN pertencentes ao Polo de Caicó/RN;
Educação de trânsito;
Educação ambiental;
Educação sobre higiene e primeiros socorros;
Palestras de autoridades;
 
Organização de cotas de ingresso para alunos da rede pública de ensino, para filhos ou dependentes de policiais, como também para os filhos de servidores estaduais.
 
Com a criação deste Colégio Militar nós implantaríamos também mais uma unidade/escola da Policia Militar para que possamos formar nossos policiais militares, os quais necessitem realizar cursos de formação (Cabos/CFC, Sargentos/CFS, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos/CAS, etc.), os quais, hoje, são ministrados somente na capital do Estado, fazendo-se necessário, que Policiais Militares que trabalham no interior do Estado tenham que se deslocar até a capital para participarem da realização dos referidos cursos.

Fonte: 6º BPM
Via: Blog do Eduardo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário