quarta-feira, 16 de março de 2011

19 DE NOVEMBRO: DIA DA BANDEIRA

Este trabalho foi apresentado na loja ACACIA DO ITAIM PAULISTA nº 3562, discorre sobre a importância desta data, que muitos brasileiros esquecem e não valorizam, os feitos de nossos irmãos que muito lutaram pela Independência do Brasil.


Dia da Bandeira do Brasil

Mês de novembro importantíssimas comemorações, mas entre elas os dias 15 e 19. No dia 15 comemoramos a Proclamação da Republica e 19 o dia da Bandeira, datas muito especiais, pois é o resultado desgastante de nossos irmãos que estavam à frente dos movimentos, Republicanos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. época de grandes lutas e sofrimentos, eles deram suas vidas contra a tirania, ignorância e impunidade em prol do povo brasileiro, não foi em vão, as datas históricas aconteceram no ano de 1889.

No dia 15 foi instituído o “Governo Provisório” republicano e o Mal. Deodoro da Fonseca, foi aclamado Presidente da Republica e o Mal. Floriano Peixoto vice-presidente e nomeados os Ministros Benjamin Constante, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demetrio Ribeiro e o Alm. Eduardo Wandenkolk, membros regulares da Maçonaria brasileira.

Após quatro dias desta data e ano, foi instituída a Bandeira do Brasil que tremula em nosso país e pelo mundo em suas cores verde-louro e amarelo-ouro. Há dois significados para as cores da Bandeira, uma lembra a natureza e a riqueza de nosso país escolhidas pelo nosso Imperador Dom Pedro I, seu significado vai além. Ao proclamar a Independência do Brasil,  ele fundou um Império, único nas Américas, e uma dinastia reinante, formada pela união da Casa de Bragança com a Casa de Áustria. A Bandeira foi desenhada com as cores das famílias reais do nosso primeiro casal de Imperadores, D. Pedro e a Princesa Leopoldina. O verde-louro representa a casa dos Bragança e sua esposa Dna. Leopoldina, sendo filha do Imperador da Áustria o amarelo-ouro a casa dos Habsburgos.

Em setembro de 1823, o futuro Marquês de Resende, Antonio Teles da Silva Caminha de Meneses, então Embaixador na Áustria, explicando o motivo das cores da nossa Bandeira ao Príncipe de Metternichi da Áustria disse que o amarelo-ouro simboliza a Casa de Lorena cor usada pela família Imperial Áustriaca e o verde-louro a Casa de Bragança do reino de Portugal.

Segundo o livro “Símbolos Nacionais na Independência” de autoria do Gen. Jonas Correia,  o escudo de armas e bandeira do império foram criados por decreto de 18 de setembro de 1822, com relação a bandeira o decreto diz: “A Bandeira Nacional, será composta de um paralelogramo verde e nele inscrito um quadrilátero romboidal cor de ouro, ficando no centro deste o escudo de armas do Brasil”.

Clovis Ribeiro foi encarregado da execução do desenho da bandeira e do escudo imperial e o pintor francês Jean Baptista Debret, na pintura da mesma, teria se inspirado em bandeiras militares francesas e também no estilo império, sabe-se que D. Pedro I, tinha especial admiração por Napoleão Bonaparte, alem de ter parentesco indireto com o ex-imperador, pois era um Bragança e Bourbon, descendente dos reis da França e o artista que desenhou nossa bandeira foi o pintor Debret, o que poderia explicar a inspiração em bandeiras francesas.

A bandeira imperial simbolizou nossa pátria nos momentos difíceis e gloriosos de nossa historia. Foi defendida pelos brasileiros durante a guerra do Paraguai.

Quando foi proclamada a Republica do Brasil, os golpistas, influenciados pelos integrantes de uma seita positivista, instituen uma bandeira provisória da Republica, na tentativa de abolir o símbolo de nossa monarquia e copiam a bandeira do Clube Lopes Trovão, uma imitação, da bandeira dos Estados Unidos da America, que não foi aceita nem mesmo pelos radicais anti-monarquistas e durou apenas cinco dias, infelizmente, foi esta humilhante imitação de bandeira estrangeira foi içada no mastro do navio Alagoas, que levou o Imperador Dom. Pedro II, prisioneiro e expulso com toda a sua família, para o exílio político mais longo da historia do Brasil.O Mal. Deodoro da Fonseca primeiro presidente do Brasil, reintegrou a antiga bandeira somente, retirou a coroa mantendo as cores e o formato básico e inseriu o globo nas cores azul celeste. Os integrantes da seita Apóstulado Positivista do Brasil, tinham influência no governo e conseguiram que a nova bandeira nacional, constasse a frase “ORDEM E PROGRESSO”, parte do lema de sua seita.

Os demais elementos da bandeira, foram adaptados, resultando a atual BANDEIRA NACIONAL, conforme desenho de Décio Villares. As estrelas que representavam as Províncias do império, foram colocadas como constelações e pelo projeto, deveria retratar o céu do Rio de Janeiro no dia da proclamação da Republica, ocorrido as 08:37 hs da manhã de 15 de novembro de 1889, houve muita confusão sobre a posição das estrelas e representação dos estados na Bandeira o que foi resolvida pela lei nº 8.421, de 12 de maio de 1992.

O Brasil possui uma das mais lindas Bandeiras do mundo, criada na data de nossa independência  foi modificada ao longo dos anos ate adquirir o formato atual, é muito triste quando em uma data de grande valor histórico, não ver nossa Bandeira hasteada em nossas escolas ou fachadas das casas e nosso povo sem o sentimento o reconhecimento nem darem  valor aos símbolos de nosso país só o fazem em datas que nada tem a ver com a história.

Ir.'. Carlos Nepomuceno dos Santos - M.’.M.’.
A.’.R.’.L.’.S.’.Acácida do Itaim Paulista Nº 3562 - GOB
Or.'. de São Paulo - SP.

Fonte: comunidademaconica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário