quarta-feira, 29 de junho de 2011

O GOVERNO TRÍPLICE

Festejamos nestes dias a renovação da Soberana Assembleia Federal Legislativa, como acontece a cada quadriênio com a posse de novos deputados e também dos mais antigos, bem como a eleição da nova Mesa Diretora, desta feita liderada pelo Sapientíssimo Irmão Arnaldo Soter.

Acontecimento comum, de acordo com mandamento da Constituição Federal, torna-se especialmente importante pela oportunidade que têm as Lojas de escolher, periodicamente, seus representantes no Governo Federal, composto Pela Soberana Assembléia Federal Legislativa, pelo Superior Tribunal Federal e pelo Grão-Mestrado.

Essa clássica divisão tríplice do poder é peculiaridade do Grande Oriente do Brasil entre as potências maçônicas que hoje se empenham em instaurar no mundo os princípios da fraternidade, da união e da concórdia, em busca da prosperidade e do aperfeiçoamento do gênero humano.

Entende o Grande Oriente do Brasil que essa é a melhor forma de governar, onde o Soberano Grão-Mestre Geral é responsável pela condução da Ordem a seu destino, atuando, entretanto, segundo as leis emanadas da Soberana Assembleia Federal Legislativa e sob observação vigilante do Supremo Tribunal Federal Maçônico.

O modelo democrático de Governo Tríplice - invenção do nosso famoso Irmão Conde de Montesquieu, prolífico escritor francês do Século Dezoito - caracteriza-se pela independência e harmonia entre os poderes, de forma que nenhum deles é submisso a outro. Cada um opera em perfeita sintonia no conjunto, representando um terço do poder.

Rendemos graças ao Supremo Arquiteto do Universo pelo encerramento feliz de mais um período legislativo do Grande Oriente do Brasil, certo de que a paz e a concórdia serão a argamassa com que construiremos o grande templo da Magna Ordem.


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário