quarta-feira, 22 de junho de 2011

17 DE JUNHO: DATA DE CELEBRAÇÃO

O GOB - Grande Oriente do Brasil - fez  aniversário nesse último dia 17, vez que este foi oficialmente fundado no dia 17 de junho de 1822 sob o nome, na época, de Grande Oriente Brasílico.
 
Em homenagem a esta data especial para todos que compõem o GOB, o Grão-Mestre Geral, Marcos José da Silva, escreveu o belíssimo artigo "Data de celebração" o qual vale a pena ser lido e aqui apresentado.
 
Eis o texto em sua íntegra:
 
DATA DE CELEBRAÇÃO
 
A Ordem Maçônica comemora hoje mais um aniversário do Grande Oriente do Brasil, criado há 189 anos com a primeira reunião dos representantes das três Lojas fundadoras – Comércio e Artes, Esperança de Niterói e União e Tranquilidade – quando foi aclamado Grão-Mestre o Irmão José Bonifácio de Andrada, então Ministro do Reino.
.
Durante estes quase dois séculos, o Grande Oriente do Brasil tem sofrido grandes transformações, que fazem dele, hoje, a maior potência maçônica do mundo latino com decisiva participação na evolução política do Brasil e dona de um patrimônio moral inexcedível, graças á sua postura permanente de aperfeiçoamento dos costumes, de disseminadora da fraternidade humana e de exemplo de união interna.
.
Dia de comemorações, a data convida também à meditação sobre os resultados da ação maçônica bem orientada, com objetivos voltados para as grandes causas nacionais, para os mais sagrados direitos do nosso povo e para a consolidação da Obra Magna, o que procuramos sob os auspícios do Grande Arquiteto do universo.
.
Nas ocasiões de recolhimento, os Maçons do GOB, rememorando os embates entre o homem profano e o Homem Maçom, reconhecerá as sucessivas vitórias dos princípios espirituais que formam a grande corrente do bem, contrapondo-se às fortes tendências negativistas, agressivas e destrutivas, responsáveis pelos momentos mais sofridos, mais trágicos do gênero humano.
.
É justamente esse grande compromisso com a humanidade que tem impedido maiores danos à Maçonaria Universal, em sua história de muitos séculos, pontilhada, sem dúvida, de ataques externos e internos, cruentos e incruentos, mas todos resultantes do atraso e do erro, que sobreviverão enquanto não atingirmos o todo o aperfeiçoamento.
.
O Grande Oriente do Brasil, fiel às mais puras tradições da Ordem, e aqui personalizado pelos três poderes de Montesquieu, exerce com a maior exaltação possível sua capacidade de convivência fraterna, todos empenhados no mesmo desiderato de tornar feliz a humanidade. No dia de hoje, embora festivo, estamos todos empenhados no trabalho administrativo, em oferecer ótimas condições materiais para que o Poder Legislativo possa exercer com prontidão, amanhã mesmo, as altas funções que a Constituição lhe atribui.
.
Que o Supremo Árbitro dos Mundos, em sua onipotência assegure à Ordem Maçônica o cabal coroamento de todos os seus objetivos e guie os passos de todos os obreiros do Grande Oriente do Brasil.
 
17.06.11
Marcos José da SilvaGrão-Mestre Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário