sexta-feira, 17 de junho de 2011

AOS NOVOS VENERÁVEIS

Nos últimos dias do mês de maio do corrente ano o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva, levou sua palavra amiga e de orientação aos irmãos que, neste tempo, recebem/receberam a missão de comandar as lojas Simbólicas pelo Brasil na qualidade de Veneráveis.

Eis o artigo em sua íntegra:   

AOS NOVOS VENERÁVEIS

Aproxima-se o momento em que novos veneráveis vão assumir seus mandatos nas Lojas Simbólicas em toda a extensão do governo do Grande Oriente do Brasil, evento que exalta o justo orgulho dos maçons filiados a essa nobre Instituição que tantos e tão grandes feitos realizou, gloriosamente, na História do Brasil e em benefício do nosso povo.

O Irmão que assume a presidência de uma Loja deve meditar sobre a alta responsabilidade que se atribui, pois que a ele os Irmãos confiaram o futuro da oficina durante o tempo que durar o seu mandato. E o futuro da Loja é o futuro dos seus Obreiros, o futuro de seus Aprendizes e Companheiros o futuro da própria Ordem.

A preparação do Aprendiz para ser Maçom é a preparação para ser um Mestre Maçom num futuro imediato e, em seguida, um Venerável-Mestre, um líder da Irmandade. Assim, o destino da Ordem está na dependência dos Veneráveis-Mestres de hoje não só de fazerem maçons, mas forjarem aqueles Maçons aos quais serão entregues, no futuro, todos os interesses da Maçonaria.

O homem comum que procura a Maçonaria e deseja ingressar, está interessado, de alguma forma, em ser útil à sociedade humana, ou em aperfeiçoar seu intelecto ou seu espírito, em aprender a melhor forma de convivência com a família e com seu ambiente. As informações que lhes chegaram aos ouvidos sobre a Sublime Instituição o induziram a procurar o verdadeiro caminho da virtude.

Nesse homem já começou “o porfiado combate” interno, quando os princípios superiores começaram a vencer as paixões, a aprimorar a vontade, a almejar o progresso da alma para chegar a ser elemento útil ao gênero humano, à Pátria, à Ordem, à família e a si mesmo. Cabe aos Veneráveis, e mesmo aos demais Mestres, receberem-no como a uma criança que está descobrindo o mundo e prepará-lo para servir ao mundo.

A Loja é o princípio de tudo para o Maçom consciente e desprovido de interesses subalternos. A Loja está entregue, por decisão coletiva, aos cuidados do Venerável Mestre. Que o Grande Arquiteto do Universo, em seus altos desígnios, possa ouvir as súplicas deste humilde Grão-Mestre Geral em favor desses Irmãos prestes a enfrentarem tão graves compromissos.

Brasília, 24.05.2010.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Fonte: gob.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário