sexta-feira, 24 de junho de 2011

O CULTO DA VERDADE

A verdade sempre foi característica da conduta, do pensamento e do relacionamento do Maçom com seus Irmãos, com as pessoas e a sociedade em geral. Do ponto de vista filosófico, temos que um princípio maçônico é a investigação constante da verdade, a busca da verdade, o que, aliás, nos diferencia das religiões, cada uma com seus dogmas estabelecidos.
.
A verdade analisada do ponto de vista moral é a palavra do dia a dia, das relações sociais, familiares e maçônicas. É a correlação entre a inteligência, o pensamento e a palavra correspondente. Essa, a verdade que opõe à mentira, a mãe da calúnia, da difamação e da injúria. Somente um falso Maçom se comportaria, dentro ou fora da Sublime Ordem, submisso a essa estranha maneira de viver.
.
A prática da mentira é um vício que só pode alcançar aquele cujo perfil se inclina para o mal, nada tem a ver, portanto, com a rotina maçônica, com a vida em Maçonaria, uma escola da virtude definida como a “disposição da alma que nos induz a praticar o bem.” Nenhuma vocação maçônica tem o mentiroso, o farsante, o ardiloso.
.
Há um exemplo de um grande cultor da verdade que preferiu morrer, como morreu, assassinado, a enganar os seus algozes com uma palavra falsa e assim salvar a própria vida. Outras lendas maçônicas exaltam o mérito da verdade em oposição à mentira. O respeito à verdade não admite condições. Rousseau adota o lema: Vitam impendere vero – Consagrar a vida à verdade.
.
Na vida social e política nenhum preconceito, nenhuma discriminação, nenhum convencionalismo, mas, sim, a procura constante da verdade a respeito dos fatos e das situações que se apresentam ao nosso julgamento sério e isento, sem o que o homem se arrisca a abdicar das próprias idéias em favor de cooptações externas.
.
Já se disse que a Maçonaria ensina a pensar, isto é, a procurar a origem dos acontecimentos e das situações, a verificar o caráter daqueles que investem contra nossas tradições em favor de modernidades passageiras, e assim achar o melhor caminho para prosseguir no trabalho árduo e fatigante, mas que nos traz a recompensa de estarmos lidando com o culto da verdade.
 
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário