quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

IDEAL MAÇÔNICO

Segue mensagem escrita pelo Irmão Verber Varrasquim que nos leva a refletir com clareza e respeito em torno do ideal maçônico.

Vamos à mensagem:

Espírito ou Ideal Maçônico é este ardente anseio interior de aperfeiçoar-se com o objetivo de poder melhor servir o Grande Arquiteto do Universo em Sua Obra de guiar e ajudar a Humanidade. Os Maçons devem ser obreiros fiéis e competentes na construção do edifício material, moral e espiritual do mundo. 

Por esse trabalho de auto-superação e solidariedade humana, o Maçom não espera e nem busca recompensas; o prazer interior pelo dever cumprido deve ser o seu maior pagamento. 
A Maçonaria é uma Escola de Iniciação: possui Ritos, Símbolos e Graus. Os Ritos são a tradição dos Costumes e das Cerimônias; os Símbolos são a linguagem que conduz a investigação da Verdade e os Graus se destinam a distribuição da instrução, do trabalho. 

A Maçonaria é o agrupamento de todas as correntes filosóficas e iniciáticas do passado. Respeita todas as Religiões e reverencia seus bons e virtuosos seguidores. A Maçonaria é a Ciência da Evolução; é Tradição; é liberal e progressiva. Os Maçons são sentinelas avançadas das idades futuras. O Espírito da Instituição Maçônica é imortal; vive e está presente em toda parte onde se faz necessária a atuação da Justiça e do Bem. Se o mal aparentemente triunfa, Ele não esmorece, reinicia sua ação. Se você deseja ardentemente ingressar na Augusta Instituição Maçônica e se converter em um de seus membros militantes, deve perguntar a si mesmo: SOU LIVRE? SOU DE BONS COSTUMES?

SER LIVRE

Ser livre significa ser independente, ganhar o suficiente para sua própria subsistência e de seus dependentes, atender aos seus compromissos sem prejuízo de quem quer que seja, ter consciência de seus deveres familiares, sociais, morais e religiosos, e executá-los com seriedade. 
Não ter compromissos com organizações que proíbam o acesso a correntes espiritualistas. Ser livre é possuir autonomia, é ter direito de reger-se. Deve-se, também, ser subjetivamente livre: de preconceitos, superstições, maledicências e qualquer escravidão. 

Ser livre é não ficar preso a um padrão estabelecido. Existem, no entanto, duas escalas de liberdade: a física e a psicológica, sendo que o cerceamento da liberdade física não impede que o indivíduo não experimente a liberdade espiritual. 

Muitas vezes, o conceito de liberdade é confundido pelo homem. Acreditando-se livre, é prisioneiro de si mesmo, da sua ignorância, preconceitos e arrogância.
Liberdade é um estado de espírito; é poder ir em busca do desconhecido sem sentir-se preso a experiências passadas.
Livre é alguém que não sendo irresponsável ou escandaloso, agredindo a sociedade por sua vida condenável, não seja por outro lado, joguete passivo das circunstâncias e das pessoas que o rodeiam. É alguém que sabe o que quer, não tem medo, que possui liberdade de pensamento e condições psicológicas para absorver determinados ensinamentos, através do estudo e da reflexão, sem pré-julgamentos.

Ser Livre é ter coragem para criar, tendo sempre como objetivo o evoluir.

SER DE BONS COSTUMES

Ser de bons costumes é ter adquirido bons hábitos e salutares princípios que permitam conduzir-se a si mesmo em qualquer condição e lugar. 

Ser de bons costumes é ser honrado, empenhando todos os seus esforços por se tornar melhor a cada dia que passa. Auxiliar, na medida do possível, àqueles que imploram por sua benevolência. Abrandar o coração para com os seus antagonistas. Deixar, por donde quer que passe, um rastro de luz benéfica que deve caracterizar todo O Verdadeiro Maçom. 
Ser honrado, justo, de bom entendimento e rigorosa moralidade.
Ser de bons costumes é ter hábitos sadios; ser capaz de superar obstáculos naturais - discussões interpessoais, ambientes confusos, dificuldades financeira, etc., através da coerência, do bom senso, da organização e do equilíbrio.

Bons costumes aplica-se, principalmente, a ética do candidato. Mas a Ordem Maçônica espera tanto dos candidatos, como de seus integrantes, um espírito de verdadeira Fraternidade, Cooperação e Altruísmo. 
Portanto BONS COSTUMES, em Maçonaria, não deve ser encarado como se referindo apenas aos valores sociais consagrados. Deve, isto sim, ser entendido como um reto modo de vida, já que não há uma conotação meramente moralista nesse termo.Fonte: http://www.glusa.org
Ir.'.Weber  Varrasquim
Or.'.Campo Grande - MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário