domingo, 17 de abril de 2011

PROBLEMAS DA PRÓSTATA

A próstata é uma glândula (grupo de células que fabrica uma ou mais substâncias, de importância fundamental para o organismo) que envolve a parte superior da uretra e atrás dela fica o reto (última parte do intestino grosso que dá saída para o exterior - ânus).

A glândula aumenta com a idade provocando a hiperplasia prostática (doença benigna da próstata que dificulta a micção - ato de urinar). A doença benigna da próstata é diagnosticada com maior freqüência a partir dos 50 anos, mas estudos de autópsias mostram que essa alteração pode começar aos 30 anos.

Estima-se que 50% homens tenham hiperplasia prostática, identificada histologicamente aos 60 anos e cerca de 80% apresentam esse problema, a partir dos 80 anos. As causas da hiperplasia benigna ainda não estão totalmente esclarecidas. Sabe-se que dois fatores são importantes para que isto aconteça: presença de hormônio masculino (produzido nos testículos) e as faixas etárias.

Os sintomas são decorrentes da obstrução causada pela compressão uretral produzida pela musculatura lisa da próstata. Desta forma, os pacientes têm jato urinário fino e fraco, dificuldade para urinar, freqüência miccional aumentada e sensação de necessidade urgente de urinar em determinados momentos.

A avaliação clínica é complementada pelo toque retal, pela dosagem no sangue do antígeno prostático específico (PSA), pela avaliação do fluxo urinário e pela ultra-sonografia.

O tratamento é de acordo com as características da sintomatologia dos pacientes.

Os assintomáticos ou com sintomas leves são tratados a cada seis meses. Os indivíduos com sintomas moderados podem ser tratados com medicações alfa-bloqueadores ou inibidores da enzima 5-alfa redutase. Estas medicações melhoram mas não curam.

A solução definitiva é através da cirurgia. As técnicas de videocirurgia e eletro-vaporização prostática, juntamente com a ressecção endoscópica, são os métodos mais empregados.

Outros exames importantes são as ultra-sonografia transretal e a biópsia com agulha fina.
Todas as pessoas com história familiar de câncer de próstata devem iniciar seu preventivo a partir de 40 anos de idade.

O câncer da próstata não é transmissível e não tem como fonte as doenças sexualmente transmissíveis do passado.

M. I. CALEB ELIAS DO CARMO
Membro da A.'.R.'.L.'.S.'. "DEUS E UNIVERSO" Nº 1.653
Prof. Dr. Médico Sanitarista

Fonte: comunidademaconica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário