domingo, 10 de abril de 2011

O QUE É A ORDEM DEMOLAY

A Ordem DeMolay é uma instituição que busca lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade - os 21 anos -, ele possa contribuir com o a comunidade onde estiver inserido. É um ambiente fraternal, seguro e sadio, composto por garotos do sexo masculino, entre 12 e 20 anos.
 
De onde surgiu o nome "DeMolay"
 
Para conhecedores da História Geral, existem pontos que ficam gravados na memória pela força que certos fatos evidenciam a própria História. Um deles foram as Cruzadas. As Cruzadas criadas com o fim específico de defender a Terra Santa e lugares Sagrados, foram organizadas pelos Cavaleiros Templários. A Ordem dos Templários era formada de indivíduos do sexo masculino, homens respeitáveis, adultos e esforçados, que tinha verdadeira integridade de caráter e de grande valentia, onde seus integrantes eram escolhidos entre os melhores Cavaleiros que se declaravam inocentes e não casados para que melhor pudessem exercer funções nos mais diversos lugares.
 
A Ordem dos Templários tinha sua organização hierárquica perfeita; seu último Grão-Mestre foi Jacques de Molay, que por não revelar os nomes de todos os seus Irmãos, os Cavaleiros Templários, foi morto na fogueira por ordem da Inquisição e do Rei de França Filipe, o Belo, no século XIV.
 
O ensinamento se baseia:
 
• Na prática de atividades voluntárias, filantrópicas, benemerentes, esportivas e sociais;
 
• Na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional;
 
• Em estudos filosóficos baseados nas virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
 
Criada pelo maçom Frank Sherman Land, na cidade americana de Kansas, em 1919, conseguiu sobreviver à grande depressão, à segunda guerra mundial e ao sentimento antiinstitucional da década de 60, que prejudicou todas as organizações fraternais, sociais e cívicas.
 
O grupo original de nove rapazes cresceu e tornou-se a maior organização fraternal juvenil do mundo. Está presente em várias nações como Alemanha, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Sérvia e Romênia.
 
Mais de 4 milhões de jovens passaram pela Ordem DeMolay em todo o mundo. Muitos tornaram-se médicos, juristas, engenheiros, jornalistas, aeronautas, tais como “Bill Clinton” ex-presidente dos EUA; ”Walt Disney” criador do Mickey, enfim, profissionais bem sucedidos que dão sua parcela de contribuição à sociedade.
 
Segundo as estatísticas do Supremo Conselho Internacional, para cada 20 governadores americanos ou 10 Senadores americanos, um é Sênior DeMolay, assim como o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton.
 
Desde 1980, a Ordem DeMolay atua no Brasil. De lá pra cá, 200 mil brasileiros iniciaram nesta fraternidade. O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil contabiliza quase 20 mil integrantes ativos, espalhados por 340 municípios de todos os Estados do País.
 
Apesar de ser uma instituição autônoma, muitas de suas atividades são apoiadas pela maçonaria. As Lojas Maçônicas disponibilizam seu espaço para as reuniões, bem como alguns de seus membros para servir como Conselheiros. A Maçonaria investe nesta Ordem por julgá-la fundamental no engrandecimento da humanidade.
 
A Ordem DeMolay não é religião ou seita, mas a crença em um Ser Supremo é um dos requisitos para o seu ingresso. É proibida a vinculação da Ordem DeMolay com partidos políticos, ou qualquer atividade político-partidária. Este preceito visa à isenção institucional e a estimulação da crítica sadia em relação às políticas públicas adotadas.
 
Fonte: DeMolay Brasil
Via: Nosso Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário