quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PROTEGER NOSSOS JOVENS DO BULLIYNG




1.O que é o “bullying”.
“Bullying” é um termo em inglês, muito usado para definir toda forma de constrangimento, físico e/ou psicológico, de forma repetitiva contra uma pessoa ou grupo de pessoas, por outras pessoas ou grupos. É uma forma de “perseguição” por palavras, agressões físicas, escritos, figuras, imagens, etc, visando deprimir, ferir ou até, em casos extremos, tirar a vida da(s) vítima(s).
É um crime, que pode ser enquadrado de diversas formas, como injúria, calúnia, difamação, constrangimento ilegal, lesões corporais, estupro ou mesmo homícidio, dependendo da gravidade das consequências para a(s) vítima(s). Pode ser feito pessoalmente, pela Internet ou outro meio de comunicação.
O nível de agressividade e/ou violência tende a crescer conforme o praticante do “bulliyng” encontra espaço para agir, seja pela dificuldade da(s) vítima(s) se defender(em), pelo medo de denunciar que se instala na vítima, ou pela omissão de pais, responsáveis, ou pessoas que têm o dever de proteger ou ajudar a(s) vítima(s) em tais situações.
O palco principal do “bulliyng” são as escolas, embora ele possa ocorrer em casa, no trabalho ou outros locais onde o praticante e a vítima convivam, ou se encontrem com frequência.
Isto é mais frequente entre jovens e crianças, mas pode ocorrer entre adultos. Jovens praticantes de “bulliyng” apresentam maior tendência ao uso de drogas, prática de incivilidades e delitos, no presente e no futuro.
Famílias desetruturada s, pais ausentes ou que conversam pouco com seus filhos, falta de limites na educação da criança e do jovem, maus exemplos de família, abusos e/ou violência doméstica (principalmente contra os jovens e crianças), pais que usam drogas ou álcool e outros, são fatores que contribuem intensamente para a formação de praticantes de “bulliyng” ou mesmo de vítimas em potencial para este delito.
A seguir:
2.Como identificar o “bulliyng”;
3.Como evitar e combater o “bulliyng”
(Extraído da cartilha “Bulliyng, Cartilha 2010, Justiça nas escolas, do Conselho Nacional de Justiça, autora: Ana Beatriz Barbosa Silva).
*E-mail enviado ao NPRN por robersondh@antidelito.net .

Nenhum comentário:

Postar um comentário