sexta-feira, 1 de julho de 2011

AS VIRTUDES DO MAÇOM


As pessoas muitas vezes retratam a Maçonaria como algo aparte, distante; uma atividade realizada em particular por um grupo de elite hipotecado conjuntamente por motivos de interesse próprios. Talvez essa imagem seja fruto do desconhecimento, inveja ou ainda das atitudes d'aqueles que se dizem maçons, mas que na verdade nunca o foram. Mas, nada melhor do que a postura para mostrar que na verdade o Maçom Livre é acima de tudo um cidadão do mundo, de quem o dever é não para com ele, mas para sua família, seu país e seus companheiros.

Tolerância - É uma das senhas da Maçonaria Livre. Em um mundo onde o senso natural de fraternidade é freqüentemente submergido sob o peso opressivo da intolerância sectária, ou do nacionalismo estridente que é o reverso do verdadeiro patriotismo, esta é estimulante para lembrar-nos que a não distinção de cor, religião ou classe social é uma conseqüência  para o verdadeiro maçom em sua parte com seus irmãos. Exatamente como todos os homens são iguais à vista de Deus, assim eles são aos olhos maçônicos.

Realizações - O compromisso maçônico para melhoramento do homem encontra algumas expressões práticas - não somente em trabalhos de caridade, mas também em projetos educacionais e empreendimentos que visem promover entendimento recíproco entre homens e entre nações. Escolas, hospitais, creches e bibliotecas são exemplos do que pode ser
realizado, construindo ou patrocinando-os, abertos a todos, maçons ou não, os quais a propósito não confinam a si mesmos,  propriedade de material maçônico.

Caridade - Se aqueles de fora da Arte estão incertos do que a Maçonaria é, eles geralmente tem um quadro claro do que é feito. O trabalho de caridade é bem conhecido, e enquanto for preciso dos irmãos em angustia , tem sido  e será sempre uma prioridade na Arte.

O dever dos Maçons para "dar em causa da caridade" foi acentuada por Willian Preston em sua "Illustrations of Mansonry" (1772) - Ilustrações da Maçonaria: "Atenuar o aflito é uma obrigação e dever de todos os homens, mas, particularmente dos Maçons Livres, que são ligados juntamente através de uma indissolúvel cadeia de afeição sincera. Abrandar o infeliz, simpatizar com seus infortúnios, compadecer-se de seus tormentos e restaurar  suas mentes perturbadas, é o grande objetivo que temos em vista.

Integridade - Em comum com todas respostas, para aprofundar experiências espirituais, cada Maçom Livre tem sua própria particular, resposta interior para sua iniciação. Estes sentimentos não podem ser comunicados aos outros, por não existir linguagem que possa expressa-lo completamente. Embora a Maçonaria Livre não seja uma religião, ela é preocupada com os valores espirituais de seus membros, e exige que eles acreditem em Deus. Este é um importante passo para que sua postura e conduta sejam exemplo para
outros homens. Como ele ganha em sua jornada um material valioso para ele mesmo, a Maçonaria torna-se um caminho de vida.

Fidelidade - A  Maçonaria Livre busca instilar em seus membros, as virtudes da tolerância, honestidade, caridade e lealdade. O laço invisível que liga todos maçons livres conjuntamente é parte da experiência deles na cultura das Artes - não somente o trabalho dentro da Loja, mas também no mundo. A qualquer parte onde ele vá, qualquer posição dele na vida, o maçom sabe que quando ele encontra um irmão ele está encontrando alguém quem oferecerá a amizade dele, suporte moral e qualquer ajuda prática que ele possa
necessitar. A Maçonaria Livre em todos os sentidos é uma sociedade baseada na verdade: a
verdade que é enfatizada no fechamento de todos os encontros maçônicos quando os presentes unem-se para expressar fidelidade mútua.

Do latim: "virtudem, virtus" de vir, no sentido de uma caminhada de dentro para fora. Virtudes são inatas; é na "Escola Maçônica" que o homem aprende a ser virtuoso.
Não existe uma enumeração  rigorosa das virtudes maçônicas: "Vigilância, perseverança, do estudo, da lealdade, da tolerância como opostas à ignorância, à hipocrisia e ao fanatismo; da  humildade; da amizade, da união, da resignação, da discrição, da fidelidade, da prudência, da temperança, da fé, da esperança, justiça, força, inteligência,
sabedoria...
Autor: Edison Lopes

Fonte: lojasmaconisa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário